quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O que muda?

Estava eu conversando com um amigo sobre o fato de estar me sentindo meio parado, com uma vontade enorme de mudar algumas coisas na minha vida. Expliquei pra ele que não era necessariamente uma mudança fática, isto é, não queria necessariamente mudar de emprego, ou de casa, mas uma mudança de atitude, de encarar a vida, uma vontade de conhecer coisas e pessoas novas.
Pensando melhor, eu descobri algo sobre mim mesmo que eu não havia prestado atenção: não gosto de rotina.
Não quero aqui dizer que gostar ou não de rotina é bom ou mau.  Muita gente gosta da rotina, de ter tudo bem estabelecido.
Descobri, então, que não é o meu caso. E acho que sou assim desde pequeno, se eu observar o tanto de coisas que eu já fiz e deixei de fazer pra preencher o meu dia a dia.
Não é que eu queira, por exemplo um trabalho dinâmico. Como eu já disse, meu trabalho não é minha vida, e eu me recuso a viver em função dele. Ele é uma parte do meu dia. São seis horas apenas.
Acontece que hoje eu me percebi preso às ocupações que eu mesmo criei. Curso de manhã. Trabalho a tarde. Outro curso e academia à noite.
Fiquei sem tempo pra inovar. O tempo que eu tenho livre, agora deve ser preenchido pra estudar, e pra dormir, porque, se não, não consigo levantar inteiro pra cumprir a rotina do dia seguinte.
Há cerca de dois anos eu passei por essa mesma situação, lembro-me. E mudei muita coisa. Escolhi estudar uma língua, escolhi entrar pra academia. Escolhi fazer dos meus dias de semana também dias de diversão.
Mas, com tanta coisa pra fazer, a diversão descompromissada passou a acontecer apenas nos fins de semana. E por ser tão pouco tempo, até a diversão virou rotina: PRECISO sair sexta. PRECISO sair sábado. PRECISO ir ao cinema...
Pensando nisso, nessa mudança de atitude somada à mudança de agenda, dei o primeiro passo: passei a acordar mais cedo.
Isso, pois, desde o inicio do ano, quando entrei nessa Pós-Graduação que me consome como um gordinho consome uma garrafa de coca-cola, me vi tão cansado que acordava, todos os dias, atrasado. Meu almoço era atrasado. Chegava no trabalho em cima da hora. E todo o meu dia ficava corrido e engessado.
Agora, acordo duas horas antes. Foi quase mortal no inicio. Mas, a gente se acostuma com tudo.
Hoje, eu levanto com tempo pra tomar café!!!
Dá tempo de ver TV, e de passear na internet! E perseguir meu gato!
Mudei também meu horário de almoço. Almoço mais cedo e me sobram minutos preciosos pra fazer nada entre o inicio da digestão e o inicio do trabalho.
Só à noite que não cheguei à uma conclusão muito brilhante, pois ainda me assombra a manhã seguinte.
Mas, essas pequenas mudanças, já estão me ajudando. O meu problema era a falta de tempo. Então, criemos tempo!
Ainda preciso cuidar do meu fim de semana. Já já chego lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário